Foto: Arquivo/ Folha
Esse será o primeiro concurso público do Iteraima e
a intenção é dar posse aos aprovados logo na primeira semana de janeiro
de 2014
|
Esse será o primeiro concurso público do Iteraima e a intenção é dar posse aos aprovados logo na primeira semana de janeiro de 2014. As provas estão marcadas para serem aplicadas no dia 08 de dezembro próximo e a Uerr (Universidade Estadual de Roraima) será a responsável pelo certame. O edital estará disponível no Diário Oficial do Estado na edição de segunda-feira.
Hoje o Iteraima funciona com aproximadamente 84 servidores comissionados e a intenção é dobrar esse número com funcionários efetivos e manter parte dos comissionados.
Leocádio explicou que o motivo que leva o Governo do Estado a realizar o concurso público é a necessidade de dar estabilidade aos servidores que trabalham numa área que considera de suma importância para o desenvolvimento do estado.
“Não me parece prudente que um órgão técnico como o Iteraima, que é essencial para o desenvolvimento do Estado, funcione a vida inteira só com cargos comissionados. Vamos passar a contar com um quadro de servidores maior e dar estabilidade ao servidor. Até porque se é sabido que quando o servidor é comissionado ele fica a arbítrio do gestor, que pode colocar um, tirar outro e trocar por quem quer, já com o servidor efetivo não, ele passa a ser patrimônio da instituição e independe do gestor já que ele passa a ser concursado”, destacou.
Para Leocádio, há muito tempo o Governo do Estrado já deveria ter realizado o concurso público do Iteraima. “Por alguma razão não foi possível realizar o concurso, mas agora o governador determinou que déssemos andamento às providências e estamos fazendo o lançamento do edital com as inscrições começando nesta segunda-feira, com provas já marcadas para o dia 8 de dezembro e na primeira semana de janeiro será dada posse aos concursados no Iteraima”, frisou.
Ele explicou que o número de vagas oferecidas em todos os níveis, ao todo, 115, foi determinado depois de reunir os diretores de todos os setores do Iteraima.
“A quantidade será suficiente já que foi avaliada em cada diretoria a quantidade de técnicos necessária para funcionar a contento e sem também inchar a folha de pagamento”, disse.
Ele informou que o pessoal aprovado será todo lotado no órgão, na Capital, que farão as eventuais ações no interior, quando necessário.
VAGAS – No nível fundamental serão 21 vagas distribuídas para os cargos de auxiliar de serviços gerais (9), motorista (6) e vigilante (4), além de 02 vagas para portadores de deficiência nos cargos de auxiliar de serviços gerais e motorista.
Nos níveis médio e médio técnico serão oferecidas 66 vagas, distribuídas entre os cargos de assistente administrativo (37), almoxarife (1), desenhista/cartografia (2), programa de microcomputador (2), técnico em agrimensura (3), técnico em agropecuária (9), técnico imobiliário (3), topógrafo (2), além de sete vagas para portadores de deficiência, sendo 4 vagas no cargo de assistente administrativo, uma para técnico em agrimensura, uma para técnico em agropecuária e outra para técnico imobiliário.
No nível superior serão disponibilizadas 28 vagas, distribuídas entre os cargos de administrador (1), analista de comunicação social (1), analista técnico jurídico (2), assistente social (2), contador (2), economista (2), engenheiro agrimensor (2), engenheiro agrônomo (3), engenheiro florestal (1), geógrafo (1), promotor cultural (1), secretário executivo (2), tecnólogo em agronegócio (2), tecnólogo em gestão pública (2), tecnólogo em meio ambiente (2), além de duas vagas para portadores de deficiência, uma no cargo de analista técnico judiciário e outra no cargo de engenheiro agrônomo.
RIBAMAR ROCHA