Assine já são mais de 600 canais

Atletas argentinos têm prisão decretada por agressão a delegado

Quatro jogadores de rúgbi serão levados para presídio em Bangu.
Delegado teve a mandíbula fraturada após ser espancado em boate.


Time de rúgbi argentino está no Brasil para temporada de amistosos e treinos (Foto: Reprodução/Twitter/@clubloscedros)

Quatro dos sete jogadores de um time de rúgbi da Argentina que espancaram um delegado em uma boate na Gávea, na Zona Sul, na madrugada desta sexta-feira (11), tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva pela Justiça do Rio no fim da tarde. Os atletas foram levados para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste, para triagem. Outros três tiveram liberdade provisória concedida, mas todos estão impedidos de deixar o país e responderão por lesão corporal grave e resistência.
O grupo foi preso em flagrante após agressão ao delegado da Polícia Civil Gustavo Rodrigues, lotado como assistente na 20ª DP (Vila Isabel), e o amigo dele, Rodrigo Henrique Araújo Rosa. Gustavo teve a mandíbula fraturada e um dente quebrado por socos e chutes que levou dos atletas. Rodrigo sofreu um corte na cabeça.
De acordo com informações fornecidas pela 14ª DP (Leblon), onde o caso foi registrado, Rodrigues estava na boate Palaphita quando tentou ajudar um amigo que estaria sendo agredido pelos argentinos, atletas do time Los Cedros, de Buenos Aires. O delegado acabou sendo espancado pelo grupo.
Segundo a Justiça, a briga começou após atos de provocação e hostilidade entre grupos de argentinos e brasileiros que estavam na boate. Ao dar a sentença, o juiz Marcello Sá Baptista citou que a histórica rivalidade passou dos limites e que os atletas são mais fortes do que as vítimas.
"No caso dos quatro identificados como agressores, o que se verifica é uma conduta agressiva e violenta em total desproporcionalidade com a situação fática analisada. Os custodiados são atletas com porte físico superior ao homem médio comum e praticam esporte em que possuem pleno conhecimento da força que podem empreender a outra pessoa", justifica o magistrado.
Segundo a polícia, Rodrigues chegou a ser chutado pelos agressores quando estava caído no chão, mesmo após ter ficado desacordado.
Os acusados pela agressão foram identificados como Patricio Velazquez, Tomás Fernández, Herman Gabriel Gonzales e Adrian Gustavo de Donato, que tiveram a prisão preventiva decretada; e Ignacio Iturraspe, Matias Augustin Tapia Gomes e Fermin Francisco Ibarra, que responderão em liberdade. Os sete argentinos tiveram o passaporte retido.
Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, as imagens de câmeras de segurança da boate foram determinantes para a decisão do juiz.
Confusão generalizada, diz advogado
Um advogado contratado pelo consulado argentino informou que eles estavam no Rio participando de um intercâmbio esportivo, em um grupo de 25 turistas que iria embora na manhã de sábado (12). Segundo ele, houve uma confusão generalizada na boate.
O Club Los Cedros existe desde 1969, tem sede em San Miguel, na Grande Buenos Aires, e atualmente disputa a terceira divisão da liga argentina. Eles estão no Brasil há uma semana, onde participam de amistosos como parte da pré-temporada do time. No último domingo (6), eles venceram o jogo disputado contra o Volta Redonda na cidade do Sul Fluminense.


Do G1 Rio
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail