Assine já são mais de 600 canais

Defesa de Bumlai vai pedir prisão domiciliar após diagnóstico de câncer

Pecuarista passou por exames médicos nesta semana.
Médicos disseram que cadeia não é local para tratamento, afirma advogada.

Bumlai está detido no Complexo Médico-Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba
(Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters)

A advogada Daniela Meggiolaro, que integra a defesa do pecuarista José Carlos Bumlai, confirmou nesta sexta-feira (11) que deve entrar com um pedido de prisão domiciliar para o cliente. O empresário está detido desde novembro de 2015, quando a Polícia Federal deflagrou a 21ª fase da Operação Lava Jato.
Durante esta semana, Bumlai passou por exames médicos em um hospital de Curitiba. Segundo a advogada, foi diagnosticado que o pecuarista está com um câncer na bexiga. Meggiolaro disse que, conforme os médicos, o ambiente carcerário não é adequado para o tratamento que ele necessita. A família dele foi informada da doença na tarde desta sexta-feira.
Bumlai atualmente está em prisão preventiva, decretada pelo juiz federal Sérgio Moro, ainda em novembro. O pecuarista está detido no Complexo Médico-Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde outros presos da Lava Jato cumprem prisão preventiva e já começam a pagar penas por processos em que foram condenados.
O Complexo Médico-Legal recebe os doentes que precisam de internamento, os idosos e as gestantes do sistema prisional. Além disso, policiais e agentes penitenciários presos e detentos com curso superior também podem ficar no local. As informações são da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp).
Em 2015, o G1 mostrou como funciona o regime fechado do CMP. As celas são divididas por três presos. Em cada uma há um vaso sanitário e uma pia. Para tomar banho, os presos dividem chuveiros com os demais detentos da mesma ala onde estão abrigados.
Bumlai desiste de Lula
Também nesta sexta-feira, a defesa de Bumlai entrou com um pedido para cancelar a intimação do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, como testemunha de defesa no processo que o pecuarista responde na Operação Lava Jato. O depoimento estava marcado para segunda-feira (14).
Os advogados pediram que a Justiça Federal anexe ao processo uma declaração feita pelo ex-presidente. A declaração tem cinco itens. Lula afirma que conheceu Bumlai em 2002.
“A partir daí tornamo-nos amigos, amizade que se estendeu as nossas famílias. Mantivemos convívio próximo em diversas ocasiões.
Ainda de acordo com a declaração do ex-presidente, neste período de amizade, os dois “jamais” trataram de assuntos políticos ou eventuais interesses de Bumlai junto ao governo federal, estatais ou empresas públicas.
Quanto as supostas irregularidades que o pecuarista responde na Justiça, Lula diz desconhecer eventual interesse de Bumlai em sondas de prospecção de petróleo através do Grupo Schahin ou outros. Ele também negou tem pedido ajuda para proteger Bumlai.
No último tópico, o ex-presidente afirma que considera Bumlai "um homem de bem, honesto e pai de famílai exemplar, tendo-o na mais alta conta".
Sérgio Moro
Ao analisar o pedido de dispensa, o juiz Sérgio Moro alertou a defesa de Bumlai que a praxe é aceitar apenas declarações por escrito quando estas possuem "caráter meramente abonatório". Segundo Moro, este não é o caso das declarações de Lula apresentadas.
"Declarações que digam respeito aos fatos em apuração devem ser prestadas em Juízo, sob contraditório, para terem valor probatório", explicou o juiz. Desta forma, Moro intimou a defesa de Bumlai a esclarecer se realmente persiste na intenção de desistir da testemunha, mesmo sabendo que as declarações por escrito de Lula não podem ser consideradas como prova.
Pouco depois, os advogados de José Carlos Bumlai informaram a Moro que, de fato, persistem na desistência do depoimento de Lula. A defesa disse ainda que aguarda manifestação do Ministério Público sobre o teor da declaração "para que – se for o caso
– tente buscar outros meios de prova daquele conteúdo".
Com a manifestação da defesa, o juiz, então homologou a desistência da oitiva de Lula.


Do G1 PR, com informações da RPC
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail