A penitência acontece tradicionalmente desde a década de 1930.
Fiéis percorreram 14 estações que simbolizam o sacrifício de Jesus.
Procissão da Via Sacra é uma das principais atividades religiosas dos católicos nesta sexta-feira Santa (Foto: Arthur Costa/TV Vanguarda) |
A concentração de fiéis começou por volta das 4h30 aos pés do morro. Os peregrinos percorreram, a partir das 5h, em cerca de uma hora e meia, as 14 estações que simbolizam o sacrifício de Jesus. O fim de semana é considerado o período mais importante no calendário da Igreja Católica.
Alguns peregrinos fazem o percurso descalços e acenderam velas durante a procissão para agradecer por graças alcançadas.
A romeira Ângela Nóbrega foi o Aparecida, vindo do Mato Grosso, com um grupo de 150 pessoas. "Viemos pela renovação, para começar o ano bem e pedir pelos nossos familiares. Não cansa, cada um dá força ao outro", afirmou.
O morro do Cruzeiro tem 900 metros de extensão e 83 metros de altura . Em 1925 o morro teve uma cruz cravada no cume. A primeira celebração religiosa oficial aconteceu no local em 1948.
Santuário Nacional
Na noite desta sexta-feira Santa a Basílica espera receber 46 mil peregrinos. As atividades compreendem a encenação da Paixão e Via Sacra às 9h e uma Catequese e Bênção, às 11h, todas no Altar Central da Basílica.
Às 15h acontece um dos momentos mais marcante desta Semana Santa, será celebrada a Paixão e Morte de Jesus Cristo, seguida da Procissão de Enterro.
Do G1 Vale do Paraíba e Região