Direção do órgão alega falha no sistema, com previsão para o serviço voltar à normalidade a partir de segunda-feira
A dona de casa Beatriz Nascimento foi uma das pessoas que não conseguiram atendimento ontem (Foto: Wenderson de Jesus) |
As pessoas que vão até o
Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIOC), na Avenida Mário Homem
de Melo, bairro Liberdade, para tirar a Carteira de Identidade, não
estão conseguindo ser atendidas. Conforme a direção do Instituto, o
problema da falta de emissão do documento acontece porque há uma falha
no sistema. A previsão é que o serviço volte a funcionar na próxima
segunda-feira, 27.
Na manhã de ontem, 23, muitas pessoas
foram até o órgão, mas ficaram sem atendimento. A dona de casa Beatriz
Nascimento disse que precisa do documento de identidade com urgência.
“Vou viajar em breve e preciso muito do meu RG. O problema é que vim
aqui e nada. Perdi tempo e dinheiro. O pior é que os funcionários
disseram que não há previsão para que o serviço volte a funcionar porque
uma máquina está queimada. Espero que o governo e os responsáveis tomem
as providências necessárias o quanto antes”, protestou.
Um funcionário público, que preferiu
anonimato, disse que ontem foi mais um dia sem o serviço de emissão de
carteiras de identidade. “Já estou tentando tirar o RG há semanas e, a
cada dia que passa, o problema parece sem solução. A direção do
Instituto não informa de fato que dia o serviço será normalizado.
Enquanto isso, centenas de pessoas se aglomeram na frente do órgão. É
lamentável”, afirmou.
Outro servidor informou que está a uma
semana tentando tirar o documento. “Vou todos os dias para o Instituto e
sempre ouço a mesma conversa: ‘amanhã estará funcionando’. Isso é uma
falta de respeito com as pessoas que vão de madrugada ficar na fila. Tem
muita gente dependendo da carteira para resolver problemas pendentes.
Sem contar que pagamos R$ 37,00 para ter o documento e ainda enfrentamos
toda essa dificuldade. Já vi pessoas saírem chorando daqui. Espero que
as autoridades façam alguma coisa o mais rápido possível”, desabafou.
GOVERNO – O diretor do
IIOC, Amadeu Triani, explicou que houve uma falha no sistema, o que
motivou a paralisação do serviço. “O sistema de processamento trabalha
24 horas por dia com a identificação civil, criminal e pericial. Com a
queda de energia que ocorreu esta semana, o sistema foi paralisado. No
entanto, a empresa responsável, que fica em São Paulo, já mandou dois
técnicos, que chegaram durante a madrugada de hoje [23] para resolver o
problema. Após a restauração efetivada pelos profissionais, a previsão é
que o serviço volte a funcionar a partir de segunda-feira, 27”,
afirmou.
O diretor pediu paciência da população
em relação ao transtorno. “Espero que a sociedade entenda a nossa
situação. Hoje precisamos trabalhar utilizando sistemas e aparelhos
eletrônicos, que estão sujeitos a problemas como este. É importante
ressaltar que estamos aqui para atender a demanda do cidadão. Em breve o
serviço estará disponível novamente”, frisou Triani. (B.B)
Por Berto Batalha Machado Carvalho