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Emissão de Carteira de Identidade está suspensa no Instituto de Identificação

Direção do órgão alega falha no sistema, com previsão para o serviço voltar à normalidade a partir de segunda-feira
A dona de casa Beatriz Nascimento foi uma das pessoas que não conseguiram atendimento ontem (Foto: Wenderson de Jesus)

As pessoas que vão até o Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIOC), na Avenida Mário Homem de Melo, bairro Liberdade, para tirar a Carteira de Identidade, não estão conseguindo ser atendidas. Conforme a direção do Instituto, o problema da falta de emissão do documento acontece porque há uma falha no sistema. A previsão é que o serviço volte a funcionar na próxima segunda-feira, 27.
Na manhã de ontem, 23, muitas pessoas foram até o órgão, mas ficaram sem atendimento. A dona de casa Beatriz Nascimento disse que precisa do documento de identidade com urgência. “Vou viajar em breve e preciso muito do meu RG. O problema é que vim aqui e nada. Perdi tempo e dinheiro. O pior é que os funcionários disseram que não há previsão para que o serviço volte a funcionar porque uma máquina está queimada. Espero que o governo e os responsáveis tomem as providências necessárias o quanto antes”, protestou.
Um funcionário público, que preferiu anonimato, disse que ontem foi mais um dia sem o serviço de emissão de carteiras de identidade. “Já estou tentando tirar o RG há semanas e, a cada dia que passa, o problema parece sem solução. A direção do Instituto não informa de fato que dia o serviço será normalizado. Enquanto isso, centenas de pessoas se aglomeram na frente do órgão. É lamentável”, afirmou.
Outro servidor informou que está a uma semana tentando tirar o documento. “Vou todos os dias para o Instituto e sempre ouço a mesma conversa: ‘amanhã estará funcionando’. Isso é uma falta de respeito com as pessoas que vão de madrugada ficar na fila. Tem muita gente dependendo da carteira para resolver problemas pendentes. Sem contar que pagamos R$ 37,00 para ter o documento e ainda enfrentamos toda essa dificuldade. Já vi pessoas saírem chorando daqui. Espero que as autoridades façam alguma coisa o mais rápido possível”, desabafou.
GOVERNO – O diretor do IIOC, Amadeu Triani, explicou que houve uma falha no sistema, o que motivou a paralisação do serviço. “O sistema de processamento trabalha 24 horas por dia com a identificação civil, criminal e pericial. Com a queda de energia que ocorreu esta semana, o sistema foi paralisado. No entanto, a empresa responsável, que fica em São Paulo, já mandou dois técnicos, que chegaram durante a madrugada de hoje [23] para resolver o problema. Após a restauração efetivada pelos profissionais, a previsão é que o serviço volte a funcionar a partir de segunda-feira, 27”, afirmou.
O diretor pediu paciência da população em relação ao transtorno. “Espero que a sociedade entenda a nossa situação. Hoje precisamos trabalhar utilizando sistemas e aparelhos eletrônicos, que estão sujeitos a problemas como este. É importante ressaltar que estamos aqui para atender a demanda do cidadão. Em breve o serviço estará disponível novamente”, frisou Triani. (B.B)





Por Berto Batalha Machado Carvalho
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