Foto: Arquivo/Folha
Roraima tem três representantes no prêmio que foram
selecionados pelo reconhecido trabalho que realizam no Estado.
|
O Prêmio Betinho, criado em 2008 para homenagear o sociólogo Herbert de Souza, um dos fundadores do Coep, busca valorizar as pessoas que se dedicam à promoção da cidadania e melhoria da qualidade de vida da sociedade. Para votar é muito simples, basta acessar o endereço eletrônico: www.coepbrasil.org.br/premiobetinho e escolher o seu candidato.
Em Roraima, fazem parte do Coep as seguintes instituições: Embrapa, Eletrobras, Eletronorte, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sesi, Fier, Fundaçao Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Femarh), Banco do Brasil, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Ambiental (SMGA), Prefeitura de Boa Vista, Universidade Estadual de Roraima (UERR), Faculdade Cathedral, Ibama, Green Máquina, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Arroz Itikaua.
Conheça os concorrentes de Roraima:
- Antonio Domingos de Oliveira: O candidato é natural de Manaus (AM), mas atua como catador de materiais recicláveis em Boa Vista. Desenvolve projetos em parceria com a Associação Unirenda, visando à identificação, percepção e análise dos fatores preponderantes para a qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis em Boa Vista.
Antonio acredita que a atividade dos catadores vem sendo reconhecida, na medida em que a sociedade tem se mostrado mais disposta a entender que a má disposição dos resíduos sólidos urbanos é prejudicial ao meio ambiente. Para ele, os catadores de materiais recicláveis são essenciais no processo de gestão ambiental, melhorando a qualidade de vida de todos, por meio da coleta seletiva.
- Dona Maria Alexandre: atua em Boa Vista como catadora de materiais recicláveis, com os quais faz peças de artesanato. Do lixo ela recolhe diversos materias (garrafas PET, latinhas de alumínio, etc) e os transforma em pequenos objetos de decoração, como flores e borboletas.
Além de retirar do meio ambiente materiais poluentes, ela gera renda para o sustento de sua família. Seu esforço revela uma função social vital dos catadores para o processo de reciclagem, contribuindo para a manutenção de um ambiente mais saudável.
- Rogério Pereira da Silva: morador de Boa Vista, atua no projeto Reciclanorte que tem como objetivo a inclusão social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis da Amazônia Legal. Entre as atividades que desenvolve está a de buscar parcerias para melhorar as instalações da Cooperativa dos Amigos Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos do Estado de Roraima (Unirendas) e a de sensibilizar as instituições para o cumprimento dos decretos e das leis visando à melhoria da coleta seletiva.
Rogério se orgulha de ter participado da construção de um Galpão de Triagem em parceria com o Banco do Brasil e de ter atuado na compra de materiais e equipamentos que possibilitaram avanços nas instalações e processos de triagem da Unirendas.