Foto: Antonio Diniz
Equipe vai representar o Estado na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Foguete
|
A competição reúne escolas de todo o Brasil na capital carioca. Este ano a disputa será por maior distância percorrida pelo foguete, diferente de 2012, quando foi disputado pela maior altura alcançada.
Segundo o professor de Física Rodrigo Assunção, várias escolas de Roraima participaram da fase classificatória, que consistiu em lançar um foguete o mais longe possível. Os foguetes são confeccionados nas oficinas das aulas de Física. O material usado é garrafa pet e o combustível químico é formado pela mistura de bicarbonato de sódio e vinagre.
O professor destaca a necessidade de ter a orientação de alguém com formação em química ou física durante a experiência. “É uma forma de iniciação científica e, ao mesmo tempo, uma forma de apreender fórmulas químicas e físicas”, disse.
Entre as 180 escolas de todo o Brasil, a equipe da Escola Maria das Dores Brasil conseguiu se classificar em 44º lugar para a etapa nacional, que acontecerá durante a Mostra de Lançamento de Foguetes, no Rio.
Na primeira etapa, que aconteceu no mês de agosto, os lançamentos foram realizados em Boa Vista e cada escola confeccionou seus próprios foguetes. Os alunos fizeram os lançamentos obedecendo às regras do concurso nacional, filmaram e enviaram para os organizadores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), iniciativa promovida pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e voltada para estudantes do ensino Fundamental e Médio de todo Brasil.
“Escolhemos a pátio da própria escola para fazer o lançamento, filmamos todo o processo e enviamos os dados para os organizadores, no Rio de Janeiro. Fomos campeões em Roraima com uma distância alcançada de 144 metros”, disse Rodrigo Assunção.
A equipe campeã da OBA vai ganhar bolsa de estudos da Universidade do Rio de Janeiro.
APOIO – Sem apoio governamental para embarcar para o Rio de Janeiro e poder representar o Estado na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Rodrigo Assunção disse que os próprios alunos se movimentaram e promoveram sorteios e bingos na escola para bancar passagens e estadia no Rio de Janeiro. “A gestão da escola também colaborou muito, mas o importante é que esse grupo está indo representar o Estado na Olimpíada”, disse. (RR)