Assine já são mais de 600 canais

Escola Maria das Dores representa Roraima na Olimpíada de Foguetes

Foto:  Antonio Diniz
Equipe vai representar o Estado na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Foguete
Uma equipe formada por cinco alunos da turma 303 do 3º ano do turno vespertino da Escola Estadual Maria das Dores Brasil (MDB), no bairro 13 de Setembro, na zona Sul, vai representar Roraima na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Foguete, evento que será realizado no próximo dia 11 de novembro no Rio de Janeiro.

A competição reúne escolas de todo o Brasil na capital carioca. Este ano a disputa será por maior distância percorrida pelo foguete, diferente de 2012, quando foi disputado pela maior altura alcançada.

Segundo o professor de Física Rodrigo Assunção, várias escolas de Roraima participaram da fase classificatória, que consistiu em lançar um foguete o mais longe possível. Os foguetes são confeccionados nas oficinas das aulas de Física. O material usado é garrafa pet e o combustível químico é formado pela mistura de bicarbonato de sódio e vinagre.

O professor destaca a necessidade de ter a orientação de alguém com formação em química ou física durante a experiência.  “É uma forma de iniciação científica e, ao mesmo tempo, uma forma de apreender fórmulas químicas e físicas”, disse.

Entre as 180 escolas de todo o Brasil, a equipe da Escola Maria das Dores Brasil conseguiu se classificar em 44º lugar para a etapa nacional, que acontecerá durante a Mostra de Lançamento de Foguetes, no Rio.

Na primeira etapa, que aconteceu no mês de agosto, os lançamentos foram realizados em Boa Vista e cada escola confeccionou seus próprios foguetes. Os alunos fizeram os lançamentos obedecendo às regras do concurso nacional, filmaram e enviaram para os organizadores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), iniciativa promovida pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e voltada para estudantes do ensino Fundamental e Médio de todo Brasil.

“Escolhemos a pátio da própria escola para fazer o lançamento, filmamos todo o processo e enviamos os dados para os organizadores, no Rio de Janeiro. Fomos campeões em Roraima com uma distância alcançada de 144 metros”, disse Rodrigo Assunção.

A equipe campeã da OBA vai ganhar bolsa de estudos da Universidade do Rio de Janeiro.    

APOIO – Sem apoio governamental para embarcar para o Rio de Janeiro e poder representar o Estado na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Rodrigo Assunção disse que os próprios alunos se movimentaram e promoveram sorteios e bingos na escola para bancar passagens e estadia no Rio de Janeiro. “A gestão da escola também colaborou muito, mas o importante é que esse grupo está indo representar o Estado na Olimpíada”, disse. (RR)
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail