Assine já são mais de 600 canais

Mais de 20 pessoas são detidas em manifestação na Zona Sul de SP

Protesto convocado pelo MPL pedia melhorias no transporte público.
Grupo quebrou lixeiras, placas de trânsito e vidro de um automóvel.

O protesto convocado pelo Movimento Passe Livre (MPL), que pedia melhorias no transporte público, na tarde de quarta-feira (23), terminou com 22 detidos, na Zona Sul de São Paulo. Sete deles são menores. Eles preencheram uma ficha e devem ser liberados ainda nesta quinta-feira (24). A polícia diz que houve crime de depredação, mas não conseguiu identificar o autor.
A confusão começou na Avenida Atlântica, quando um grupo de jovens arrancou placas de trânsito, quebrou lixeiras e jogou pedras em um automóvel que tentava passar pela manifestação. O carro é de um homem que disse ser delegado, mas não se identificou. Ele afirmou que estava a caminho de uma ocorrência. Depois de os PMs jogarem as bombas, o grupo correu e se dispersou pela região. Alguns ainda jogam pedras contra os policiais.
Carro atingido por pedra na Avenida Atlântica, na
Zona Sul de São Paulo (Foto: Marcelo Mora/G1)
O ato foi convocado pelo MPL dentro da "Semana de Luta por Transporte Público". Primeiro, o grupo fechou a Avenida Belmira Marin, depois interditou a Avenida Teotônio Vilela, no sentido Avenida Interlagos, e, em seguida, a Avenida Atlântica, sentido Centro.
O grupo pede a volta das linhas de ônibus bairro-centro, a criação de linhas circulares durante 24h entre os bairros e a extensão da Linha 9-Esmeralda da CPTM até Parelheiros, com a construção de estações de trem nos terminais Varginha e Parelheiros.
Antes, um princípio de tumulto havia ocorrido por volta das 18h30 quando os manifestantes, que estavam na calçada, começaram a entrar na Avenida Belmira Marin. Um grupo de motoristas e cobradores de uma cooperativa tentou fazer com que os manifestantes saíssem da via. Houve empurra-empurra, que foi logo controlado, e o protesto seguiu pela avenida.
Movimento
O Movimento Passe Livre (MPL) deflagrou em junho uma série de protestos em São Paulo contra o aumento na tarifa de ônibus. Após obter a redução da tarifa de trens, Metrô e ônibus, o grupo voltou às ruas para apoiar os Metroviários, em ato contra o cartel de empresas no fornecimento de equipamentos e serviços.
Manifestantes queimam catraca durante protesto em SP (Foto: Marcelo Mora/G1)Manifestantes queimam catraca durante protesto em São Paulo (Foto: Marcelo Mora/G1)
  •  
MPL pede mudanças no transporte na Zona Sul de SP (Foto: Marcelo Mora/G1)MPL pede mudanças no transporte na Zona Sul de SP (Foto: Marcelo Mora/G1)
  •  
Manifestantes passam pelo Terminal Rio Bonito, na Avenida Teotônio Vilela (Foto: Marcelo Mora/G1)Manifestantes passam pelo Terminal Rio Bonito, na Avenida Teotônio Vilela (Foto: Marcelo Mora/G1)
 
 
 
 
 
Do G1 São Paulo
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail