Foto: Arquivo Folha
Célia Souza, delegada do MDA, disse que as máquinas são para benefício do agricultor
|
Os 14 municípios do interior de Roraima vão receber motoniveladoras do Governo Federal para serem utilizadas na recuperação de estradas para auxiliar na escoação de produtos, melhorar a trafegabilidade e obras sociais que beneficiam agricultores familiares. A entrega para onze prefeituras será nesta sexta-feira, 25, às 9h, em solenidade a ser realizada na avenida Forte São Joaquim, no bairro São Francisco.
O reforço de maquinário é uma ação do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC II), por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O ministro Pepe Vargas será representado na solenidade pela secretária Extraordinária de Regularização Fundiária da Amazônia Legal, Shirley Abreu do Nascimento.
Conforme a delegada do MDA em Roraima, Célia Regina Maciel de Souza, cada prefeitura receberá uma motoniveladora 120K. Ela explicou que nesta sexta-feira receberão os equipamentos os municípios de Amajarí, Alto Alegre, Pacaraima, Uiramutã, Cantá, Mucajaí, Caroebe, Rorainópolis, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caracaraí. Somente Bonfim, Caroebe e Normandia terão o equipamento entregue posteriormente, de acordo com a liberação da fábrica.
As máquinas são novas e cada uma custou aos cofres públicos da União R$ 370 mil. O uso, a manutenção e o abastecimento deverão ser feitos em conjunto entre os gestores municipais e os agricultores, através de seus sindicados e associações. “Todos devem planejar as prioridades para começar a trabalhar”, disse, ao alertar que os prefeitos têm que se conscientizar que as máquinas são para o agricultor familiar.
Ela informou ainda que até o final deste ano serão entregues os caminhões caçamba para completar a patrulha mecanizada. “Em setembro de 2012 começamos a entrega com as retroescavadeiras. No final deste ano pretendemos encerrar com a entrega das caçambas”, observou.
LIVROS – Nesta sexta-feira, o MDA também fará a entrega de dez bibliotecas do Programa Arca das Letras. Serão atendidos os municípios de Pacaraima, nas comunidades indígenas Enseada, Ingarumã e Sabiá; Rorainópolis, sendo uma biblioteca para a sede e outra para o Projeto de Assentamento Sucurijú; Normandia, uma para a sede e outra para a Associação dos Pescadores do Bonfim. No Cantá, as Arcas serão doadas para os assentamentos Tatajuba e Caxias.
As bibliotecas contêm um acervo com 200 livros, em média, com obras de literatura infanto-juvenil.
Conforme Célia Souza, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), também receberá um veículo tipo van para auxiliar nos deslocamentos das ações no interior de Roraima.
YASMIN GUEDES