Assine já são mais de 600 canais

Ministra vem a Roraima implantar o programa Mulher, viver sem violência


   
Foto:  Elza Fiuza/ABr
A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, chega a Roraima nesta terça-feira
O governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Boa Vista, com o envolvimento do sistema de justiça, formalizam amanhã (29) com a presença da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) o termo de adesão ao projeto “Mulher, viver sem violência”, de iniciativa do governo federal. Após firmar o compromisso em solenidade a ser realizada no Palácio Senador Hélio Campos, às 9h30, Roraima será o 12º Estado da federação a aderir ao programa.

O programa contempla a liberação de recursos para serem destinados ao fortalecimento de ações que visem combater as várias formas de violência praticada contra as mulheres, atuando em conjunto com o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Serão destinados recursos na ordem de R$ 440 mil para a expansão e fortalecimento do núcleo de atendimento à mulher no município de Pacaraima, instituído no ano de 2010, e mais R$ 550 mil para a implantação do segundo núcleo que irá funcionar na fronteira do município de Bonfim.

Na avaliação da senadora Ângela Portela (PT) esta ação instituída pelo governo federal com o intuito de fortalecer, expandir e criar os núcleos de acolhimento as mulheres vitimas de violência é estrategicamente necessária pela importância em estabelecer esta rede de atendimento à mulher, o qual tem sido amplamente debatido nas varias reuniões na secretaria em Brasília.

“Todo este trabalho é fruto do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, lançado em agosto de 2007 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como parte da Agenda Social do Governo Federal, no acordo federativo entre os governos dos estados e dos municípios brasileiros, para o planejamento de ações que visem à consolidação desta política, integrada em todo território nacional”, destacou.

Ângela ressaltou ser importante que todas as esferas do poder público adotem uma postura em defesa da mulher, para que seja possível extinguir a violência doméstica e acabar com uma cultura machista ainda muito presente, com a inserção de políticas públicas amparadas por dispositivos como a Lei Maria da Penha, em um resultado a curto e longo prazo, e para que os graves índices de violência contra a mulher em relação à capital e de forma abrangente em todo o estado possa diminuir.






RICARDO GOMES
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail