Falha em sistema de companhia aérea deixou passageiros 'presos' no país.
Moradora do Recife afirmou que pretende processar companhia.
Passageiros dormem no chão do Aeroporto no Panamá . (Foto: Paula Salazar/ Arquivo pessoal) |
A pernambucana Paula Salazar, 37 anos, conseguiu voltar ao Recife nesta
terça-feira (22), após duas noites dormindo no Aeroporto Internacional
Tocumen, na cidade do Panamá. Paula chegou ao Recife pouco depois das 7h
(horário local) no voo 403, com as filhas Gabriela, 8, e Letícia, 11
anos, e a irmã Isabela Salazar, 40. Uma falha no sistema de voos da Copa Airlines, ocorrida no último sábado (19), comprometeu viagens da companhia para diversos países com partida da Cidade do Panamá.
A passageira contou ao G1 que a viagem foi tranquila e que pretende processar a companhia área pelo transtorno. "Tem várias famílias já mobilizadas para entrar ação contra a Copa. Tem um rapaz aqui que não sabe como vai para Salvador, cada um tem uma situação. Estou morta, estou louca para tomar um banho e poder dormir, foram dois dias dormindo no chão com duas crianças", contou a pernambucana, enquanto aguardava na Alfândega.
Paula viajou para os Estados Unidos em 11 de outubro. Visitou Miami e
Orlando e, na volta, dia 19, precisou fazer uma conexão na Cidade do
Panamá. O voo para o Recife
partiria às 21h57 do último sábado, quando houve a pane. A jornalista
pernambucana só foi transferida para um hotel por volta de 1h30 da
segunda-feira (21), após mais de 24 horas no aeroporto. A pernambucana
também reclamou que a companhia aérea priorizou o embarque de
passageiros norte-americanos.
Em nota divulgada na segunda-feira (21), a Copa Airlines informou que registrou uma interrupção no funcionamento da rede de tecnologia na central de operações de voos na Cidade do Panamá nas primeiras horas do último sábado. A situação se estendeu por várias horas do dia, tendo sido parcialmente resolvida. "A interrupção provocou um efeito em cadeia, com a sobreposição de voos, o vencimento do horário de tripulantes e congestionamento nas dependências dos aeroportos. Por esta razão, a companhia aérea registrou cancelamentos e atrasos dos voos também no domingo, dia 20, e segunda-feira, dia 21", explica.
A nota ainda diz que os "cancelamentos tem sido adotados em caráter de urgência e sempre levando em conta a segurança de nossos passageiros, funcionários e colaboradores, com a preocupação de restabelecer os itinerários de nossos passageiros da maneira mais rápida e eficiente possível". A Copa Airlines afirma que está prestando assistência aos passageiros e assumirá os gastos relacionados a mudanças ou realocações dos voos afetados.
Do G1 PE
A passageira contou ao G1 que a viagem foi tranquila e que pretende processar a companhia área pelo transtorno. "Tem várias famílias já mobilizadas para entrar ação contra a Copa. Tem um rapaz aqui que não sabe como vai para Salvador, cada um tem uma situação. Estou morta, estou louca para tomar um banho e poder dormir, foram dois dias dormindo no chão com duas crianças", contou a pernambucana, enquanto aguardava na Alfândega.
Em nota divulgada na segunda-feira (21), a Copa Airlines informou que registrou uma interrupção no funcionamento da rede de tecnologia na central de operações de voos na Cidade do Panamá nas primeiras horas do último sábado. A situação se estendeu por várias horas do dia, tendo sido parcialmente resolvida. "A interrupção provocou um efeito em cadeia, com a sobreposição de voos, o vencimento do horário de tripulantes e congestionamento nas dependências dos aeroportos. Por esta razão, a companhia aérea registrou cancelamentos e atrasos dos voos também no domingo, dia 20, e segunda-feira, dia 21", explica.
A nota ainda diz que os "cancelamentos tem sido adotados em caráter de urgência e sempre levando em conta a segurança de nossos passageiros, funcionários e colaboradores, com a preocupação de restabelecer os itinerários de nossos passageiros da maneira mais rápida e eficiente possível". A Copa Airlines afirma que está prestando assistência aos passageiros e assumirá os gastos relacionados a mudanças ou realocações dos voos afetados.
Do G1 PE