Assine já são mais de 600 canais

Roraima começa a exportar soja para Rússia por meio do Porto de Manaus

Foto:  Divulgação
Soja seguirá pela BR-174 até o Amazonas, de onde será exportada para a Rússia
  
A soja que é produzida em Roraima começou a ser exportada para a Rússia, no continente Europeu, ao Norte da Ásia. Cerca de 800 caminhões começaram a partir ontem para levar o produto pela BR-174-Sul para o Estado do Amazonas, de onde aguardará o navio de carga no Porto de Manaus, a 785 quilômetros de Boa Vista.

Esta é a primeira vez que o Estado exporta o produto para aquele país, que receberá, dentro de 45 dias, aproximadamente 24 mil toneladas de soja produzidas em um raio de 100 quilômetros de Boa Vista por pequenos e médios produtores. A iniciativa foi comandada pela empresa russa Sodrugestvo, que no Brasil se chama Aliança Agrícola do Cerrado.

De acordo com o representante da empresa em Roraima, Aluízio Nascimento, a parceria foi feita em três mãos, beneficiando produtores, Cooperativa Grão Norte, instalada na região do Monte Cristo, às margens da BR-174 norte, e a Sodrugestvo. “Esta exportação está trazendo muitos benefícios tanto para a população quanto para os produtores rurais. É um marco na nossa história”, disse.

“Para se ter uma ideia, aproximadamente R$28 milhões estão circulando no Estado com essa parceria. Essa é uma grande novidade que trará, num futuro próximo, mais oportunidades de negócios para os produtores que cultivam no Estado. Novas parcerias estão por vir”, destacou.

Aluízio Nascimento afirmou que neste período de 45 dias sairão de Roraima com destino ao Estado do Amazonas aproximadamente 15 caminhões carregados com o produto diariamente. “Acreditamos que essa parceria se manterá por muito tempo. Todos os envolvidos estão satisfeitos. Para se ter uma ideia, o saco de 60kg de soja foi comercializado direto com o produtor no valor de R$70,00 em dinheiro vivo”, frisou Nascimento.





CAÍQUE SILVA
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail