Assine já são mais de 600 canais

Vacina contra aftosa está em falta

Foto:  Arquivo/Folha
A presidente da Aderr, Rosirayna Remor, ainda está avaliando se vai prorrogar o prazo para vacinação do rebanho
  Pecuaristas estão tendo dificuldades em encontrar a vacina contra a febre aftosa nas Casas Agropecuárias de Boa Vista. Os criadores de gado estão preocupados com o prazo da campanha, que se encerra na próxima quinta- feira (31). A vacina está em falta no mercado desde sexta-feira, (25).

Conforme técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aderr), o produto está em falta no mercado devido à apreensão de 131 mil doses da vacina contra a febre aftosa, ocorrida na sexta-feira (25). O produto seria comercializado na Capital, mas foi barrado por estar fora das condições de conservação.

A Folha percorreu quatro casas agropecuárias da cidade, duas localizadas no Centro da cidade e outras duas na zona Oeste, e em todas não foi possível encontrar a vacina. Os comerciantes disseram que as últimas doses da vacina foram vendidas na quinta-feira (24) e desde então aguardam por um novo carregamento.

“Pedi mais doses na quinta-feira, e até agora nada. A Aderr afirmou que até quarta-feira chegam novas doses. Ocorreu um problema no estoque que vinha para Boa Vista. Foi isso que disseram”, contou o vendedor Edilson Barbosa.

Segundo a presidente da Aderr, Rosirayna Remor, a distribuidora responsável pelo transporte da vacina chegou com as doses armazenadas na água, já sem gelo. “As vacinas devem ser transportadas em caixas isotérmicas com gelo, e o transporte deve ocorrer em 24h. A doses que chegaram já não estavam na temperatura certa”, disse. A distribuidora deverá repor o estoque até o início da próxima semana. Somente depois disso a Aderr poderá dizer se o prazo da campanha será prorrogado.

REAÇÕES – Há uma resistência por parte de produtores de todo o Brasil em realizar a vacinação contra a febre aftosa por conta das reações vacinais nos animais. Em situações normais, podem surgir caroços rígidos de no máximo 5 centímetros de diâmetro. Já no caso da vacina mal conservada ou da aplicação sem observância das condições de higiene adequadas, o que era para ser um simples caroço pode se tornar um abscesso que pode chegar ao tamanho de uma laranja.

Para garantir a validade da vacina é necessária que ela seja conservada a uma temperatura de 2º a 8º C, em caixas de isopor contendo um terço de vacina para cada dois terços de gelo até o momento exato da aplicação. No caso das seringas automáticas, é necessário deixá-las no gelo entre uma aplicação e outra. Se a vacina esquentar perde o valor de proteção, como aconteceu com o carregamento apreendido na sext- feira (25).

CAMPANHA - A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa termina no dia 31 deste mês. A primeira etapa foi realizada em abril, quando 92% do rebanho foram vacinados. Para a segunda etapa, que vai até o dia 31 de outubro, a meta é vacinar 100% do rebanho, o equivalente a 700 mil animais.

O criador que deixar de vacinar estará sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 1.040,00 acrescidos de R$ 65,00 por cabeça de gado não vacinado, com o impedimento de retirar a GTA para comercialização dos animais. Logo após o período de vacinação, ambos terão um prazo de 15 dias para fazer a notificação, levando as notas fiscais das vacinas, informando os dados dos animais, separando por idade, sexo e raça, em um dos 29 escritórios mais próximo da sua propriedade. 



SUEDA MARINHO
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail