Eletrobras explica que a redução é sobre o valor da tarifa, e não no valor total da conta |
A redução nas tarifas de energia elétrica das duas concessionárias que atuam em Roraima passa a valer a partir deste mês. Nas próximas faturas, a redução pode ser pouco perceptível aos olhos dos consumidores, pois será proporcional. Além disso, os usuários devem ficar atentos, pois a queda se aplica ao valor da tarifa e não do valor final da conta de energia elétrica.
Um detalhe a ser observado é a data de leitura das contas de energia. Caso a data compreenda dias antes do reajuste, o cálculo vai ser feito de forma proporcional, ou seja, o valor reajustado passa a valer de acordo com a data da leitura, e não da data do vencimento da conta.
Para saber quantos dias exatos de tarifa terão reajuste, o consumidor deve considerar a data da leitura anterior e a data da leitura atual (para os consumidores de Boa Vista, os dados ficam no canto superior direito). À título de exemplificação, se a data da leitura anterior for 30/09/2013 e a data da leitura atual no dia 30/10/2013, ainda que o vencimento da conta seja no dia 11 de novembro, não haverá redução, pois a leitura foi feita antes da data em que a medida começou a vigorar. “A partir do dia 1º de dezembro, todas as contas de energia elétrica chegarão com reajuste”, explicou a assistente da Diretoria de Regulação da Eletrobras Distribuidora Roraima, Evelyn Reis.
Outro ponto que deve ser observado pelo consumidor é a composição da conta de energia. Para se ter uma idéia real do quanto houve em diminuição, deve-se comparar também o consumo do período (para os consumidores de Boa Vista, os dados ficam no canto superior esquerdo da conta). Para isso o cálculo é simples: basta o usuário considerar o valor da leitura atual, subtrair o valor da leitura anterior e multiplicar pelo valor da tarifa. O resultado final será o que o consumidor vai pagar de consumo de energia. A ele é acrescida a taxa de iluminação pública e, por ventura, outras taxas e multas (nos casos de atraso).
COMPOSIÇÃO - A tarifa de energia é dividida em duas partes, uma delas – que corresponde a 24% do valor com tributos - é constituída pelos custos necessários para a distribuidora prestar o serviço adequado, de forma contínua e eficiente. A segunda parte é composta pelo custo de energia comprada e pelos encargos setoriais.
REDUÇÃO – O reajuste para menor foi aprovado nessa terça-feira, 29, durante reunião pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esta foi a terceira revisão tarifária periódica da Eletrobras Distribuição Roraima.
Os consumidores residenciais tiveram redução nas tarifas de 4,64%, passando de R$ 0,32164 para R$ 0,30686. Para os consumidores de alta tensão das classes comercial, rural, industrial a redução média será de 8,30% e para os consumidores de baixa tensão será de 6,21%.
Esta é a segunda redução da tarifa de energia elétrica que os consumidores da Eletrobras Distribuição Roraima têm este ano. Em janeiro a redução foi de 18,14%. Atualmente a empresa atende 95 mil unidades consumidoras localizadas em Boa Vista.
YANA LIMA