Um projeto para dar mais segurança nas faixas de pedestres nas proximidades das escolas de Boa Vista está sendo proposto pela Smtran (Secretaria Municipal de Trânsito) junto à direção das escolas. Segundo informou a autoridade executiva do trânsito da Prefeitura de Boa Vista, Luís Miura, a parceria é a solução mais rápida e viável para tentar resolver os problemas da travessia da faixa de pedestres.
O projeto prevê a adesão de voluntários das escolas, dos pais de alunos e da comunidade que serão capacitados por técnicos da Prefeitura na orientação de passagens de pedestres nas faixas em frente às escolas. Para ele, a sociedade não deve esperar apenas pelo poder público para resolver algumas questões que podem ser feitas em parceria e beneficio de todos.
“Juntos é possível construir um projeto em que todos saem ganhando, já que hoje a Prefeitura está impossibilitada de atender aos inúmeros pedidos de colocar agentes de trânsito nas faixas de pedestres em frente às escolas. Então precisamos nos adequar ao que temos e ao que podemos fazer, por isso propomos uma parceria com as escolas e a comunidade para construir um projeto juntos de capacitar voluntários para atuarem como orientadores nestes locais”, disse.
O projeto seria implantado com recursos da Prefeitura, que será responsável pela capacitação dos voluntários e que terá a participação de outras secretarias envolvidas no melhoramento da iluminação e poda de árvores para oferecer melhor visibilidade a pedestres e motoristas.
“Às vezes, os problemas detectados e que contribuem para acidentes é a falta de informação, de atenção e educação tanto do condutor do veículo quanto do pedestre. E isso não se resolve apenas com a presença de agentes de trânsito, temos que ir mais além”, frisou Miura.
Entre os desdobramentos do projeto, que ainda está em fase de construção, está o envolvimento da direção e da comunidade escolar, inclusive a Associação de Pais e Mestres, na realização de campanhas internas com o tema “Trânsito e Segurança”. “Haverá palestras com especialistas para condicionar a comunidade a discutir as questões do trânsito que envolvem a escola e a comunidade a fim de que todos sejam agentes multiplicadores do conhecimento e da segurança no trânsito”, frisou.
Miura disse que uma das maiores preocupações sobre a segurança na travessia da faixa de pedestres está no uso inadequado do celular. “Está sendo comum ver pessoas passando mensagens no celular ao atravessar a faixa e também motoristas fazendo uso do celular ao dirigir. Iso é perigoso e temos que educar as pessoas a não fazerem isso”, disse.
RIBAMAR ROCHA