Assine já são mais de 600 canais

Em nova fuga em massa, 2 presos morrem e 30 escapam em Roraima

Fuga ocorreu nesse domingo (13); presos usaram escadas improvisadas.
Governo diz que número de foragidos é incerto; 10 já foram recapturados.
Estima-se que 30 presos tenham escapado da
penitenciária usando escadas improvisadas
(Foto: Arquivo Pessoal)

Dois presos morreram e pelo menos 30 fugiram durante mais uma fuga em massa na Penitenciária Agricola de Monte Cristo. Segundo o governo de Roraima, os detentos usaram escadas improvisadas para pular o muro da unidade prisional às 20h do domingo (13).
Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do estado, os presos atacaram os policiais militares que estavam de plantão nas guaritas 6 e 7 com pedras.
"Os policiais resistiram um certo tempo, mas depois não teve como porque era muita gente. Eles tiveram que prezar pelas vidas deles. Quando o reforço chegou já era tarde", disse um agente que preferiu não se identificar, acrescentando que eles usaram as escadas para pular o muro da prisão.
Para construir as escadas improvisadas, os detentos utilizam madeira de uma construção que é realizada dentro da penitenciária. "Tem muita madeira e eles tiram de lá. A obra não é isolada porque o presídio como um todo não isola ninguém. A verdade é essa".
O agente afirmou ainda que a estimativa inicial é que 30 presos tenham fugido, mas o número pode ser maior. "É daí para cima". Em uma nota divulgada pelo sindicato, os agentes exigem providências do governo para resolver a situação no maior presídio de Roraima.
Atualmente o controle da penitenciária é de responsabilidade da Polícia Militar, que assumiu o comando de todas as operações dentro da unidade no final de dezembro de 2015. O policiais são responsáveis pelo serviço de vigilância interna e externa do presídio.
Mortes
Os dois reeducandos mortos foram assassinados na cozinha da unidade. De acordo com o agente, eles foram mortos com objetos 'perfurocortantes' pelos próprios presos. "Esses presos que morrem assim normalmente é um acerto de conta entre eles".
Conforme o governo do estado, o detentos são Apolinário Macedo dos Santos, que respondia por furto, e José Valdeane Portela Pereira, que respondia por tráfico de drogas.
O crime, segundo o governo, ocorreu durante a falta de energia elétrica e nenhum reeducando assumiu a autoria dos assassinatos. Os casos serão apurados pelo sistema prisional, bem como as circunstâncias da fuga.
Primeira fuga em massa de 2016
Há quatro dias fez um mês que quase 50 presos fugiram da penitenciária também usando escadas improvisadas. Na época, a fuga ocorreu durante uma chuva. Os presos preventivados conseguiram fugir entre as guaritas 5 e 6. Os reeducandos também atacaram os policiais com paus e pedras retirados da obra de reforma do presídio.
Dez já foram recapturados
Em nota, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo confirmou as fugas e informou que 10 presos já haviam sido recapturados. Segundo a Secom, as forças de segurança do estado foram acionadas de imediato e estão trabalhando para capturar os foragidos.
"Todos os departamentos da Sejuc [Secretaria de estado  da Justiça e da Cidadania] estão  imbuídos na localização dos reeducandos". De acordo com o governo, uma contagem será realizada nesta segunda-feira (14) para confirmar quantos presos fugiram da unidade.





Do G1 RR
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail