Assine já são mais de 600 canais

Operações antiterroristas já prenderam 11 na Europa

Oito pessoas foram presas na Bélgica, duas na Alemanha e uma na França.
Ações são respostas aos atentados em Bruxelas.
Policial faz segurança de área onde acontecem buscas na cidade de Schaerbeek, em Bruxelas, na Bélgica, no início da manhã desta sexta-feira (25) (Foto: Alastair Grant/AP )

Operações antiterroristas já detiveram oito pessoas na Bélgica, duas na Alemanha e uma na França, segundo as agências internacionais. Em Bruxelas, seis prisões aconteceram na quinta-feira (24) e duas nesta sexta-feira (25). As ações são respostas aos atentados que atingiram o aeroporto e a estação de metrô na terça-feira (22), deixando ao menos 31 pessoas mortas e 270 feridas.
 
Na França, a prisão de um suspeito  na quinta-feira levou a polícia belga a prender mais um suspeito em Bruxelas nesta sexta. A operação aconteceu no bairro de Schaerbeek – que foi o bairro de onde saíram os jihadistas para provocar o atentado no aeroporto de Zaventem, na terça-feira.
Nesta manhã, as unidades especiais da polícia federal entraram em uma residência em Schaerbeek, onde uma explosão foi ouvida, segundo a agência de notícias Belga.
Um homem ficou ferido na perna e foi detido, segundo relato dos procuradores belgas à Reuteurs. Este homem foi detido durante uma operação policial em Schaerbeek, um bairro de Bruxelas, está ligado a um ataque que foi planejado na França e frustrado pelas autoridades francesas na quinta-feira.
Os arredores da praça Meiser foram completamente bloqueados e um grande perímetro de segurança foi estabelecido, constatou um jornalista da AFP.
No endereço onde um motorista de táxi buscou os extremistas, a polícia encontrou 15 kg de explosivo tipo TATP, 150 litros de acetona, detonadores e uma mala cheia de pregos e parafusos, assim como vários ingredientes para o fabrico de explosivos.
Também foi no bairro de Schaerbeek, que o autor do ataque ao aeroporto Zaventem, Ibrahim El Bakraoui, deixou um testamento em um computador abandonado. Nele, foi encontrado um testamento em que o jihadista dizia que "não saber mais o que fazer" porque é "procurado em todos os lugares".
Schaerbeek
O bairro de Schaerbeek tem sido alvo de várias operações policiais após os ataques ocorridos em Bruxelas. Um taxista diz ter pego neste bairro os três suspeitos de provocar a explosão em Zaventem.
A procuradoria federal belga afirmou na quarta-feira (23) que o autor do ataque ao aeroporto Zaventem, Ibrahim El Bakraoui, deixou um testamento em um computador encontrado pelos investigadores no bairro de Schaerbeek.
França
Segundo informações da France Presse, a prisão na quinta-feira de um homem identificado como Reda K., de nacionalidade francesa, motivou a ação desta sexta-feira em Schaerbeek. Autoridades francesas afirmam que o suspeito detido em Argenteuil participava de um projeto "avançado de atentado na França". Ele já havia sido condenado à revelia em julho, em Bruxelas, com Abdelhamid Abaaoud, suposto mentor dos ataques de 13 de novembro na capital francesa, em um julgamento contra os membros de uma rede extremista.
Polícia francesa na entrada do prédio onde suspeito foi preso em Argenteuil, na região de Paris, na França, nesta sexta-feira (25) (Foto: Gonzalo Fuentes/ Reuters )Polícia francesa na entrada do prédio onde suspeito foi preso em Argenteuil, na região de Paris, na França, nesta sexta-feira (25) (Foto: Gonzalo Fuentes/ Reuters )
 
 
 
 
 
 
Do G1, em São Paulo
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail