Anúncio foi feito pelo papa Francisco em Dubai.
Hanan Al Hroub concorreu com outros nove professores em todo o mundo.
Hanan recebe o prêmio das mãos do primeiro ministro dos Emirados Árabes e do representante de Dubai (Foto: Stringer/ Sheikh/ AFP) |
"Felicito a professora Hanan Al Hroub por ter ganhado este prêmio de prestígio, em razão da importância que atribui às brincadeiras na educação das crianças", declarou o papa no vídeo exibido na cerimônia de premiação.
"A criança tem o direito de brincar. Parte da educação é ensinar-lhes como brincar para aprender brincando", disse o pontífice.
A cerimônia ocorreu na presença do xeque Mohammad ben Rached al-Maktoum, governante de Dubai, que patrocina a Fundação Varkey.
Hanan Al Hroub, que leciona em uma escola secundária em Al-Bireh, na Cisjordânia, nasceu e cresceu em um campo de refugiados palestinos.
Os dez finalistas para o prêmio Global Teacher Prize, reunidos em cerimônia neste domingo (Foto: Associated Press)
Os filhos da professora Hanan mudaram completamente de comportamento em
sala de aula e em casa após serem alvo de tiros. Ela, então, iniciou um
processo lento de recuperação desses traumas por meio de jogos em casa.
Depois da recuperação, decidiu lecionar para crianças.Para ela, a violência na Palestina pode afetar diretamente o comportamento infantil. “Uma criança vai amadurecer rápido aqui porque a situação em que vivemos é diferente da de qualquer criança ao redor do mundo”, afirma. Desde então, leva o conceito da não-violência para os estudantes, ensinando sobre comportamento e ética através de jogos, assim como fez com seus filhos.
A cerimônia também foi assistida por vídeo pelo vice-presidente americano, Joe Biden, e pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
A Fundação Varkey foi criada por Sunny Varkey, um indiano residente em Dubai, presidente da empresa GEMS, dedicada à educação.
A paquistanesa Hanan Al Hroub ensina a não-violência por meio dos jogos (Foto: Reprodução Global Teacher Prize/ Youtube)
Da France Presse