Assine já são mais de 600 canais

Esgoto é despejado no leito rio Cauamé

Foto:  Charles Bispo
Esgoto despeja água fedida, escura e com dejetos nas águas do rio Cauamé, que deságua no rio Branco
 
Moradores do final da rua U, no bairro Cauamé, na zona Oeste, reclamam do forte odor que exala da obra inacabada de uma rede de esgoto que despeja dejetos no rio Cauamé, que deságua no rio Branco, de onde é captada a água que abastece boa parte da população boa-vistense. A Folha foi ontem à tarde ao local e constatou a denúncia.

A obra da rede de esgoto parou, segundo os moradores, assim que começou a chover na cidade, em junho deste ano. Mas, mesmo inacabado, o esgoto, de água escura e com forte odor, está sendo despejado no leito do rio. Ontem à tarde, aproximadamente a 50 metros do local de despejo do esgoto, alguns banhistas se refrescavam nas águas do Cauamé.

“Não sabia desse esgoto. É uma pena. Um local tão bonito, natural, recebendo água de esgoto da Caer [Companhia de Águas e Esgoto de Roraima]. Cadê os órgãos que defendem o meio ambiente?”, questionou o autônomo Ricardo Pacheco, 40 anos, morador do bairro Caranã, também na zona Oeste.

Moradores próximos à obra inacabada também reclamaram do mau cheiro e dos riscos de doenças. “Meu menino já adoeceu. Acho que foi de tanto o bichinho ficar cheirando essa podridão. Já disse para ele não brincar mais por aquelas bandas”,  afirmou a doméstica Maria de Lourdes Carvalho, 42 anos, moradora da rua U, referindo-se ao local do esgoto.

A doméstica também reclamou da podridão no ar, segundo ela. “A gente agora tem que fechar portas e janelas para poder comer”, protestou.

CAER
– A Assessoria de Comunicação da Caer confirmou, ontem à tarde, que a referida obra não foi concluída, por isso ainda não foi repassada para a empresa. A Ascom orientou a Folha a procurar explicações com a Seinf (Secretaria de Estado de Infraestrutura).

SEINF
– Também por telefone, ontem à tarde, a Ascom da Seinf informou que iria entrar em contato com a empresa responsável pela obra de construção da rede de esgoto do bairro Cauamé. Adiantou que a empresa tem até o final de dezembro para concluir os serviços da segunda etapa, com a construção da estação elevatória. A terceira e última etapa só será concluída em abril do próximo ano.

Sobre o despejo do esgoto no rio Cauamé, a Ascom alegou que alguns moradores já teriam feito ligações clandestinas. A Seinf adiantou que mandaria hoje uma equipe ao local para verificar a situação. Também aproveitou para avisar que a Caer vai avisar os moradores, por carta, quando eles poderão fazer a ligação. (AJ)




AMILCAR JÚNIOR
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail