Segundo os moradores, os buracos espalhados pela pista da rua Joaca causam transtornos a pedestres e motoristas há anos. Apesar do anúncio de ações de recapeamento feitas pela Prefeitura, a região nunca foi atendida. Além dos buracos, a obra de ampliação do esgoto foi apenas até a metade da rua.
"Essa operação da Prefeitura de recapeamento ainda não chegou aqui. E acho muito pouco provável que chegue. Muitos motoristas jogam os carros em cima dos passeios das casas para desviar dos buracos. A obra de esgoto sequer contemplou a via por completo", afirmou Humberto Araújo, morador da rua Joaca há 8 anos.
Segundo os moradores desta via, os problemas já foram informados aos órgãos públicos e até um abaixo-assinado feito pelos moradores foi entregue à Prefeitura no ano passado, mas nada foi resolvido.
Para tentar amenizar os buracos da rua Gideão no bairro Cambará, moradores chegam a jogar entulhos. "Mas eu acho que é melhor deixá-los abertos para ver se alguém toma alguma providência", reclamou um morador. Segundo ele, que pediu para não ser identificado, os problemas persistem há mais de anos e, além disso, por conta da buraqueira, muitos motoristas e motociclistas têm prejuízos com os veículos.
Na rua Queila o problema são os buracos causados pelas fortes chuvas do inverno e a poeira. Crianças e idosos são as principais vítimas de problemas respiratórios nesta época do ano. “Não aguento mais esse sofrimento, moro aqui há cinco anos e padecemos tanto no inverno quanto no verão. Minha filha tem apenas 3 anos e vem pegando uma gripe atrás de outra”, disse a dona de casa Mariana Santos.
SEINF - A Folha entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinf), que informou por nota que a rua Queila, do bairro Cambará, será beneficiada pela obra de recapeamento e, de acordo com o cronograma da CMT Engenharia, empresa contratada para realização da obra, os serviços nessa via serão realizados na última semana do mês de dezembro.
Já sobre a rua Gideão, informou que esta via não está inclusa nas obras do Governo do Estado que estão em andamento, mas alegou que a Prefeitura de Boa Vista deverá ter algum projeto de recuperação dessa via.
Outra que não consta da lista de logradouros a serem beneficiados com o recapeamento é a rua Joaca, no bairro Caimbé.
ESGOTO - Sobre a obra da rede de esgoto iniciada e não concluída nesse bairro, a Seinf informou que o Departamento Estadual de Engenharia e Obras (DEO) disse que ela não foi finalizada porque houve rescisão contratual com a empresa que a executava. A decisão foi necessária, pois a firma não estava conseguindo cumprir os cronogramas estabelecidos. Será realizado novo processo licitatório para contratação de nova empresa, a fim de que os trabalhos sejam concluídos.
PREFEITURA - A Folha enviou e-mail à Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Boa Vista, ontem pela manhã, mas não houve retorno até o encerramento da matéria, às 18h. (S.M)
SUEDA MARINHO