Assine já são mais de 600 canais

Roraimense terá redução na conta de energia a partir de sexta-feira

Foto:  Arquivo/Folha
Esta é a segunda redução da tarifa de energia elétrica que os consumidores de Roraima têm este ano.
  A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem o índice final da terceira revisão tarifária periódica da Eletrobras Distribuição Roraima, responsável pelo fornecimento na Capital, e da Companhia Energética de Roraima (Cerr), que atende o interior.

Na Capital, os consumidores residenciais terão redução nas tarifas de 4,64% a partir da próxima sexta-feira, dia 1º. Para os consumidores de alta tensão das classes comercial, rural e industrial, a redução média será de 8,30% e, para os de baixa tensão, será de 6,21%.

O processo de Revisão Tarifária Periódica tem como principal objetivo analisar, após um período previamente definido no contrato de concessão, o equilíbrio econômico-financeiro da Distribuidora. O efeito médio da revisão tarifária para todos os consumidores foi de uma redução de 6,98%.

“Esta é a segunda redução da tarifa de energia elétrica que os consumidores da Eletrobras Distribuição Roraima têm este ano. A tarifa estabelecida pela Aneel beneficia o consumidor e estimula a empresa a melhorar cada vez mais sua eficiência operacional”, afirmou a assistente da Diretoria de Regulação, Evelyn Reis. Em janeiro a redução foi de 18,14%. Esta que ocorre a partir do dia 1º é em função da atualização tarifária que acontece anualmente, prevista no contrato de concessão.

Atualmente, a empresa atende 95 mil unidades consumidoras localizadas em Boa Vista. Mesmo com a redução da tarifa para os consumidores, os investimentos necessários continuam sendo realizados pela distribuidora para ampliar a condição das redes elétricas e a capacidade de atendimento, como a construção de mais alimentadores de energia e de novos circuitos com redes isoladas e protegidas, a capacidade de transformação da subestação Floresta foi ampliada em 50%.

INTERIOR - A Cerr vai reduzir o valor da conta em 16,25%. A nova tarifa irá beneficiar os consumidores de 14 municípios no interior do Estado. A Cerr tem uma receita anual de R$ 15.569.202,35, correspondente a um consumo anual de energia de 63,7 MWh, atendendo a quase 37 mil unidades consumidoras.

A diretora de Operação da Cerr, Conceição Escobar, explicou que todo ano ocorre o ajuste tarifário aprovado pela Aneel, que entra em vigor no dia 1º de novembro. Este ano a Cerr apresentou planilha negativa das contas, sem a revisão tarifária, o que poderia ter forçado a redução da tarifa.

A diretora informou ainda que a redução vai implicar nas contas da empresa, que já apresenta uma taxa de inadimplência muito alta, variando entre 30% a 40%. Rorainópolis, no Sul do Estado, é o município que mais apresenta consumidores inadimplentes.

A redução será calculada por categoria em cima da tarifa da conta de luz. “A energia é medida e depois multiplicada por categoria, que pode ser residencial, pública ou empresarial. Estamos aguardando a resolução da Aneel”, ressaltou Conceição.

A estrutura administrativa da CERR é composta por quatro diretorias e 43 agências nos municípios, responsáveis pela comercialização e manutenção dos sistemas elétricos, como também a cobrança da energia consumida nas sedes dos municípios e comunidades quem tem a energia faturada.

A prestação de serviços da empresa já virou alvo de denúncias na maioria dos municípios. A falta e oscilações de energia são as principais reclamações dos consumidores.

CONSUMO DE ENERGIA – Apesar da redução na tarifa de energia elétrica, o consumidor deve ficar atento, pois as altas temperaturas dos últimos meses podem levá-lo a aumentar o consumo de energia fazendo com que a conta não diminua no final do mês. O intenso calor é um dos fatores que contribuem para que o consumo de energia do boa vistense seja alto, por isso é importante que o consumidor tenha bons hábitos e utilize equipamentos eletrônicos eficientes.

Com o forte calor o uso de ar condicionado é constante em empresas e residências, alguns cuidados devem ser considerados para que o uso desse equipamento e outros eletrodomésticos seja racional.

O ar condicionado representa 60% do consumo na conta de luz. Para usar de forma eficiente o consumidor deve evitar abrir e fechar janelas e portas do ambiente para conservar o ar frio, desligar o aparelho quando não estiver no local e limpar o filtro a cada seis meses. Além disso, os equipamentos mais recomendados são os que possuem selo Procel categoria A, pois são mais econômicos.
COMPARTILHAR:

+1

Publicidade:

Roraima music no twitter

Total de visualizações

Cursos Online

Receba Nossas atualizações

•Recomende-nos No Google+
•Receba Nossas Notícias do Roraima Music Por e-mail